Perguntas Frequentes
Andamento de serviços protocolados
Fale Conosco
ACESSE O PLANTÃO FISCAL VIRTUAL
Fale Conosco – Versão Texto
Para facilitar a escolha do assunto:
ACESSE O FALE CONOSCO EM TEXTO
Denúncia de Sonegação Fiscal
Ouvidoria da Receita Estadual
Caso sua demanda não tenha sido solucionada, utilize a ouvidoria da Receita Estadual. Necessário informar o protocolo de atendimento.
Por que não consigo utilizar um arquivo assinado em PDF no Protocolo Eletrônico?
O Protocolo Eletrônico somente aceita a anexação de arquivos assinados no formato P7S.
Caso não possua o PDF sem a assinatura embutida, uma solução é obter um "PDF de impressão" a partir do arquivo original.
Para isto, deve-se clicar no menu “Arquivo” presente no canto superior;
Logo em seguida, clicar em “Impressão”;
Ou, então, utilizar o atalho “Ctrl+P”.
E, por fim, selecionar a opção “Salvar em PDF” ou "Microsoft Print To PDF".
Isso irá gerar um arquivo em PDF sem assinatura embutida, que o contribuinte deverá usar para instruir seu Protocolo Eletrônico.